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Lucas Traina Koga

O comércio brasileiro com sua principal região parceira comercial, a asiática, pode ser considerado como uma relação concentrada, tanto em relação à pauta exportadora, baseada principalmente em produtos primários, quanto em relação aos mercados de destino, com a China sendo o principal importador desses bens no mercado internacional. Este estudo tem como objetivo examinar o impacto da diversificação da pauta de comércio entre o Brasil e países asiáticos selecionados. Para alcançar o objetivo, utilizou- se o procedimento empírico baseado no modelo gravitacional de comércio com adição de dois índices de diversificação: Theil e Herfindahl–Hirschman modificado. Posteriormente, ainda com base no modelo gravitacional partiu-se para a estimação do potencial de comércio entre os países selecionados e a comparação com os resultados observados durante o período de 2000 a 2020. Os resultados apontaram uma relação positiva e significante entre a diversificação da pauta exportadora brasileira e dos mercados de destino com o total exportado pelo Brasil com destino à Ásia. Também, verificou-se a existência de um potencial de comércio a ser explorado na maioria dos países asiáticos selecionados. Conclui-se que as políticas públicas de incentivo a diversificação da pauta exportadora brasileira devem ser apoiadas, uma vez que beneficiam a balança comercial brasileira, por extensão sendo um possível mecanismo para o crescimento econômico.