+

LDR

 

 O Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento Regional e Sustentável (LDR), coordenado pela Professora Marina Silva da Cunha, passou a ser usado pelos docentes e discentes do PCE em dezembro de 2018. Esse laboratório foi financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e a SETI (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná), no projeto institucional denominado “Implementação e consolidação de infraestrutura de pesquisa a grupos emergentes da Universidade Estadual de Maringá”, do ano de 2010.

O laboratório LDR é uma edificação em alvenaria, correspondente a área de 120 m2, localizado no Bloco B59-UEM, anexo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas. A construção possui áreas individuais, separadas por divisórias baixas, para seis grupos de pesquisas, com capacidade total para 25 pessoas, além de uma sala de reuniões e outra para a Workstation, onde serão instalados os servidores e demais equipamentos para armazenamento das informações. Além de instalações sanitárias, copa e almoxarifado.

No laboratório LDR são desenvolvidas análises sobre o desenvolvimento regional, as quais estão em consonância com as linhas de pesquisa do PCE.  Os estudos realizados têm como ênfase as técnicas espaciais, que abordam importantes ferramentas para as investigações geoespaciais, como a produção do espaço urbano, as aglomerações produtivas, os fluxos migratórios, os impactos socioeconômicos e ambientais, as dinâmicas demográficas e as desigualdades sociais. Neste contexto, o LDR tem por objetivo fornecer um espaço multiuso e dotado de equipamento, que possa ser acessado pelos pesquisadores que investigam, principalmente, na temática destacada.

 


Boletim - Mercado de Trabalho

2022    
Número 1    

 

NOTÍCIAS

A Professora Marina e os acadêmicos da graduação e da pós-graduação do Departamento de Economia apresentaram o mini-curso Indicadores de Desenvolvimento Sustentável durante a XXXVII Semana do Economista.

 

                     

Conheça as ODS da Agenda 2030